sábado, 22 de fevereiro de 2014

Qualidade do ar e biclas

Gosto quando começo o dia a pedalar e sinto o ar frio e limpo a inundar-me os pulmões!


Mas infelizmente, nem sempre é assim.

A qualidade do ar de Lisboa  é má e até já me cruzei com um ciclista que usava uma máscara de protecção contra o fumo. Foi uma imagem um pouco assustadora. Gosto de encarar a bicicleta como algo natural, simples e confortável, por isso não me convenceu essa "solução"... Em alternativa, tenho-me limitado a alguns treinos de apneia, quando me cruzo com veículos mais poluentes.

Entretanto, encontrei este artigo, cuja leitura me tranquilizou. Nele são referidos estudos onde sobressai o balanço positivo em termos de benefícios para a saúde, por usar a bicicleta, mesmo em meio urbano. No artigo é também explicada a razão de estarmos menos expostos à poluição atmosférica nos dias mais frios e nos períodos da manhã e da tarde. Sugiro a sua leitura a quem se interesse pelo assunto.

E se optarmos por usar a bicicleta estamos a contribuir para um ar mais limpo. Para todos! Mais uma razão para os automobilistas agradecerem a quem circula de bicicleta na estrada... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário