domingo, 23 de fevereiro de 2014

Espírito Randonneur

Hoje foi dia de Brevet! Ou melhor, noite e dia porque o BRM 200 "Midnight Ride" decorreu entre as 0h00 e as 13h30!


Desta vez não pedalei, mas estive lá a ajudar à sua realização.
Quando participei no meu primeiro brevet, em Outubro do ano passado, o Pedro Alves, grande entusiasta e impulsionador desta forma de ciclismo no nosso país, explicou-me que estes eventos só são possíveis se houver voluntários que garantam a sua realização.
Ora, se no passado gostei de participar e se desta vez tinha decidido não pedalar, e já que não tinha nada para fazer entre as 2h58 e as 6h44 de domingo, nada mais natural do que ser voluntário e ajudar a garantir o posto de controlo na "Fonte do Patalim" (algures entre Montemor e Évora).

Mesmo não tendo pedalado, e apesar do frio garanto-vos que tive vontade, mais uma vez pude sentir o ambiente único destes eventos. Ao contrário de outros eventos de ciclismo, nos BRM´s predomina um ambiente descontraído onde não há lugar a picardias ou despiques. O objectivo não é fazer uma corrida mas desfrutar e completar o longo trajecto. Os randonneurs têm que ser autónomos e não podem receber ajuda de ninguém, excepto de outros randonneurs, e por isso o espírito de inter-ajuda está sempre presente!

Entre os randonneurs também não há lugar a atitudes discriminatórias em função do equipamento utilizado, o que infelizmente nem sempre acontece noutros ambientes. Aqui, apenas é necessário cumprir os requisitos relacionados com segurança, nomeadamente luzes e colete reflector. De resto, encontramos bicicletas para todos os gostos e carteiras, desde a ultra-pró máquina de titânio às velhinhas btt´s em aço, com mais de 20 anos de uso!

Por esse ambiente único e pelas caracteristicas dos próprios trajectos e aquilo que eles exigem física e psicologicamente, os brevets randonneur moudiaux são eventos sem paralelo!
Um grande abraço a todos os que neles participam e um especial reconhecimento ao Pedro Alves pelo seu empenho na sua promoção e pela sua simpatia!

Claro que depois de hoje, o "bichinho" voltou a morder e fui rever com atenção o calendário de 2014 a pensar no meu próximo BRM...


Sem comentários:

Enviar um comentário