domingo, 8 de setembro de 2013

Olhar para o trânsito com outros olhos

Este verão tive a felicidade de ir passar umas férias à Irlanda. É um país lindo, cheio de história, paisagens deslumbrantes e um povo extremamente acolhedor e simpático.
Quando regressei a Lisboa senti um choque tremendo. O contraste no modo de estar das pessoas era notório. Já não imperava a mesma descontracção. Assim que saí da portela, senti o trânsito muito barulhento e agressivo, pela velocidade e pelas razias. Muito pior que em Dublin.
O curioso foi ter percebido que nada tinha mudado. O trânsito lisboeta estava igual a si próprio. Eu é que já não estava sedado pela habituação. Dentro em breve vou voltar a fazer parte deste frenesim lisboeta. Durante quanto tempo conseguirei manter este sentir mais puro que as férias me trouxeram?
Quantas vezes não conduzo o meu carro desta mesma forma que agora tanto me incomoda e nem me chego a aperceber disso?
O trânsito excessivo, e agressivo, é sem dúvida um dos maiores problemas desta cidade. Infelizmente estamos tão habituados a ele que por vezes já não nos apercebemos disso. Usar a bicicleta na cidade tem-me tornado mais sensível a estas questões.
Apesar do que aqui descrevi sabe-me sempre bem regressar a casa! Lisboa é sem dúvida das cidades mais lindas do mundo e apesar de conseguir apontar vários defeitos a este país e a esta cidade, é aqui que me sinto em casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário