domingo, 1 de novembro de 2015

O essencial


Junto à fogueira, enquanto preparávamos os nossos jantares, eu e dois amigos conversávamos sobre a arte de viajar levezinho.
No bikepacking, como na vida, "menos é mais", e os meus companheiros de aventura, mais experientes que eu, tinham a técnica já bem apurada. Isso via-se nas formas originais e sábias, de embalar e transportar apenas o que é essencial. Mas o essencial incluía também uma garrafa de vinho, machados e um instrumento musical. Acho que era um ukelele mas não tenho bem a certeza...
Claro que aqui não há contradição nenhuma porque a fogueira é indispensável e para isso os machados são necessários. E a música e vinho, por razões óbvias, também não se podem dispensar quando se vai acampar com os amigos, algures para o meio do mato.



Mas o tema do que é essencial não se restringe à carga.
Essencial é também estar no meio da natureza. Deixar para trás "os confortos" que nos aprisionam e as preocupações que nos entorpecem a mente. Fazer uma pausa do frenezim do dia-a-dia. Saborear uma refeição simples, temperada pela fomeca que se instala depois de uns poucos km´s bem divertidos em trilhos lamacentos. Ficar ali na companhia de amigos e conversar com eles noite fora junto à fogueira. Tudo isso é essencial para mim.



Mas como conseguir isso? A resposta vem em forma de sigla: S24O, ou - "sub 24 overnight".
A receita é simples: Pegar na bicla num sábado à tarde, rumar a um sítio bonito no meio da natureza, montar o acampamento, pernoitar, e na manhã seguinte rumar a casa, chegando a tempo de almoçar com a família.
Assim, sem inviabilizar outras combinações nos sempre curtos fins-de-semana, conseguimos uma experiência de "micro-aventura", que nos deixa a sensação de ter durado mais tempo do que aquele que de facto lhe dedicámos.

É tão simples quanto isto! E que bom que foi este meu primeiro passeio neste formato! Foram apenas cerca de 40km, dos quais talvez 30 tenham sido por estrada e os restantes em trilhos. Mas valeu bem a pena! Obrigado ao Gonçalo e ao Pedro, pela companhia neste passeio memorável. E que possamos fazer muitos mais! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário