quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A nova Velosolex

Lembram-se da Velosolex? 

Pois bem, preparem-se... uma nova Velosolex vem a caminho!!

A nova versão tem sido testada na zona de Oeiras, onde foi vista amarrada a um poste, enquanto certamente os engenheiros responsáveis pelo seu desenvolvimento se banhavam nas praias ali perto...


As fotos mostram um veículo que mantém a tradicional colocação do motor, com um engenhoso sistema de transmissão ao eixo pedaleiro.


A nova Velosolex substitui o pequeno motor de combustão por um motor elétrico, alimentado por baterias colocadas no quadro, garantindo assim uma boa distribuição do peso do veículo.

As baterias estavam ocultas por detrás de uma fita/papel de jornal, como aliás é habitual nas aparições públicas dos protótipos que ainda estão em desenvolvimento. Como sabem, o segredo é alma do negócio.


As muitas horas dedicadas a este projecto não deixaram tempo de sobra para mariquices estéticas. Aqui a beleza é bruta. Está no próprio ferro e no engenho mecânico. Um estilo polémico mas que merece o meu aplauso. Gosto do contraste entre a inovação e um aparente, mas irreal, abandono. Reparem no quadro ferrugento, na cor solitária da forqueta, na ausência do punho direito, no desgaste dos pneus, no porta cargas e no próprio cadeado. Tudo se conjuga num estilo muito interessante! Resta saber se intencional e definitivo ou apenas pontual para disfarçar o protótipo da curiosidade jornalistica...

O tempo dirá se as nossas ruas se voltarão a encher destes simpáticos veículos ou se esta é apenas uma construção solitária, excentrica e bizarra... Seja como for, os meus parabéns para o autor desta maravilha! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário