terça-feira, 29 de setembro de 2015
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
O Ruído
O ruído das cidades é uma agressão constante, que muitos de nós sofremos sem termos uma real consciência dela. A nossa mente, tende a direccionar a nossa atenção para os estímulos que são novos, e tudo o resto que está à nossa volta vai sendo automaticamente passado para segundo plano. Por fim, deixamos de reparar no ruído. Mas ele está lá, corroendo dissimuladamente o nosso bem-estar.
Conseguem imaginar uma cidade sem ruído? Refiro-me ao ruído e não ao som da vida nas ruas, do próprio rebuliço, que também lhe dá encanto. Conseguem imaginar o quanto os vossos dias seriam mais belos? Este vídeo ajuda a passar essa perspectiva:
Mas por muito interessante que seja um vídeo, nada como a vida real! Façam a experiência. Parem. Tomem consciência do som à vossa volta. Seja no meio do caos ou num oásis de tranquilidade. Não seria bom? Então façam como ensinou o Ghandi, sejam a mudança!
P.S. - Enquanto escrevo esta posta, ouço vindo lá de baixo, rompendo o ruído do trânsito, a melodia de um amolador! Nem tudo está perdido! :)
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Passeios pelas Ecopistas
As ecopistas são antigos troços ferroviários que foram transformados em vias cicláveis e pedonais.
Nestas férias tive oportunidade de dar um passeio em família na Ecopista de Guimarães e na Ecopista do Minho. Adorei a experiência!
Ao pedalarmos numa ecopista, por ser uma via sem trânsito motorizado, podemos desfrutar muito mais do passeio. Para trás fica o stress que o trânsito automóvel nos provoca, quando com eles temos que partilhar a via. Em vez do ruído dos automóveis temos a companhia do som dos pássaros, do vento, da roda livre da bicicleta e das conversas e gargalhadas daqueles com quem vamos partilhando o caminho.
No dia em que fizemos a Ecopista de Guimarães estava imenso calor! Fizemos apenas a ecopista numa direcção e, por sorte, começamos em Guimarães e assim o trajecto foi quase sempre a descer.
Esta foi a primeira Ecopista que fiz e gostei muito, mas a do Minho que percorremos poucos dias depois, foi muuuuuiiito mais interessante!
A Ecopista do Minho não apresenta qualquer desnível. É sempre plana, acompanhando o percurso do Rio Minho. Começámos em Monção e pedalámos os três até Valença, cerca de 13km, com algumas paragens para pic-nic e brincadeiras. No regresso atrelei o pequenote no trailgator e ainda desviámos um pouco da ecopista para ir espreitar de perto as águas do Rio Minho.
Deixo-vos aqui umas fotos destes passeios:
Ecopista de Guimarães
Ecopista de Guimarães
Ecopista do Minho
Ecopista do Minho
Ecopista do Minho
Ecopista do Minho
Ecopista do Minho
Rio Minho (perto de Valença)
Subscrever:
Mensagens (Atom)